Bodas de ouro é a comemoração dos 50 anos de casamento.
Nesta data, por norma, o casal festeja o aniversário da união e renova as promessas feitas durante o casamento.
Para cada aniversário de casamento foi associado um material e seu nome passou a representar esta data. As bodas são comemoradas desde o primeiro ano (bodas de papel), porém, as bodas mais festejadas são a de prata, quando o casal comemora 25 anos de casados, e a de ouro, quando o casal celebra 50 anos de união.
O ouro é um dos metais mais valiosos e belos que existem, utilizado ao longo da história como um sinônimo de riqueza e fartura.
Em comparação com o casamento, aos 50 anos de matrimônio, este material simboliza a nobreza desta união, que se manteve forte e inabalável durante todos estes anos.
Muitos casais, quando completam as bodas de ouro, voltam à igreja para renovar seus votos e as promessas feitas no dia do casamento. Também é normal a organização de uma festa, reunindo os familiares e amigos próximos.
A celebração das bodas de ouro surgiu na Alemanha, onde existia a tradição de fazer uma festa para os casais que completavam 50 anos de união e, durante a cerimônia, recebiam uma coroa de ouro.
Atualmente, a tradição mais comum é a troca de novas alianças de ouro, que podem substituir as antigas ou serem usadas em conjunto.
O termo boda tem sua origem a partir do latim "vota" / “votum”, que pode ser traduzido literalmente como "promessa".